Ixchel, a poderosa deusa lunar, criadora e destrutiva

Ixchel, a poderosa deusa lunar, criadora e destrutiva

Como todos os povos do mundo antigo, os maias elaboraram uma mitologia repleta de deuses e deusas que representavam elementos da natureza e conceitos abstratos. Entre este enorme panteão maia, destaca-se uma deusa chamada Ixchel, “a branca”, associada à Lua.

Ixchel podia dar vida aos seres e à natureza, governava o nascimento de crianças e tinha a capacidade de curar. Também puniu e enviou inundações e tempestades que causaram sérios danos à terra. Nessa fase destrutiva, ela foi representada cercada por símbolos de morte e destruição, com uma serpente enrolada em seu pescoço e cabeça e adornada com ossos humanos; seus pés eram feitos de garras ameaçadoras.

Da mesma forma, ela costuma aparecer tecendo o tear backstrap, do qual ela foi a inventora, e afirma-se que ela estava tecendo quando atraiu a atenção de seu marido, o Sol. Como ela era a tecelã suprema, Ixchel era associada à Aranha , cuja teia simbolizava sua placenta, já que a aranha cria o fio da vida, à maneira de um cordão umbilical.

Na hierarquia dos deuses, Ixchel ocupa um lugar privilegiado. Ela é a esposa de Itzamná, o deus criador todo-poderoso do mundo, que está associado ao Sol. Esses deuses magníficos tiveram treze filhos: Yum Kaax, deus do milho; Ek Chuah, deus do cacau, guerra e benfeitor dos mercadores; e os deuses dos sacrifícios e estrelas. Além disso, eles tinham filhas que eram as deusas do paraíso, das águas e da noite.

Ixchel era adorada em um templo localizado em Dcuzamil, na província de Ecab, ao qual peregrinos vinham em canoas para pedir-lhe que lhes contasse os oráculos. Não faltaram peregrinos que pediram à deusa a capacidade de ter muitos filhos. Grato, Ixchel acolheu sob sua proteção os fiéis que a visitavam em seu templo carregados de oferendas de flores e alimentos.

Outro de seus santuários ficava na ponta sul da Isla Mujeres, em um alto penhasco, de onde se podia ver um lindo arco-íris, fenômeno natural do qual Ixchel também era uma divindade. Quando uma mulher deu à luz, as feiticeiras foram até a casa da mulher em trabalho de parto e colocaram uma estatueta da deusa sob a cama da mulher recém-nascida. Diz o mito e daí vem o nome da ilha, os espanhóis, ao chegarem à ilha e avistarem um grande número de pequenas estátuas da deusa, e passaram a chamá-la Isla Mujeres.

A deusa da Lua vivia no Ahua, ou céu dos maias, localizado no cosmos, formado por nove níveis e apoiado por quatro deuses: os bacabs. Esses níveis, orientados em quatro direções, eram representados por cores: o vermelho correspondia ao leste; amarelo ao sul; o oeste estava preto; e o norte simbolizava a cor branca. No centro, a grande Sagrada Ceiba foi erguida. 

Levante ! Organize-se! Lute!
A hora de Lutar é Agora!

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria