Foco Marxista: a farsa da Democracia

Foco Marxista: a farsa da Democracia

Transcrição do vídeo:

Olá, Bom dia. A questão colocada hoje é: vivemos em uma democracia?

Como diz meu pai, “do mamano ao caducando todos dizem: vivemos em uma democracia e em um estado de direito, e todos repetem isso dia e noite”. De tanto repetir parece que acreditam que nós de fato vivemos em uma democracia, mas será que nós temos isso de fato no mundo atual? Será que já houve democracia de fato o algum dia?

A palavra democracia tem sua origem no grego, “Demos”= povo, “crachá” poder, ou seja, numa tradução seria poder do povo ou poder que emana do povo. Mas nem na Grécia antiga de fato havia uma democracia real. Os cidadãos que compunham os debates na ágora, na praça e deliberavam sobre o que o Estado deveria fazer, naquele caso uma cidade-estado deveria fazer, eram homens livres e iguais, com quarenta anos ou acima de quarenta anos.

Eram livres de que? livres do trabalho porque eram proprietários, eram donos de escravos. E iguais porque todos eles ali eram senhores, eram donos de escravos, então eram livres e iguais. A palavra liberdade neste contexto, tem um sentido bastante específico. Então a democracia pressupõe que exista cidadãos com direitos iguais, cidadãos livres. A questão a se perguntar então é:

Você é livre? Temos igualdade? Temos possibilidades iguais para todos?

Nos EUA a dita democracia nasceu em um sistema onde apenas os homens brancos e de posse eram cidadãos nasceu dentro de um sistema escravocrata onde a maioria da população estava excluída. E mesmo quando os negros começaram a votar naquele país a pós a guerra de secessão o seu voto valia bem menos que os votos dos brancos. Se tomarmos por definição que a democracia é um sistema que inclui a participação de toda a população. Sendo que todos têm direitos de se elegerem, nem nos Estados Unidos há uma democracia. E lá ainda existem outros aspectos, como por exemplo o do colégio eleitoral no qual os presidentes são eleitos quase sem terem votos populares. Como foi o caso de George W. Bush e Donald Trump.

Para vocês terem uma ideia, Hillary Clinton mesmo tendo recebido três milhões de votos a mais que Trump em dois mil e dezesseis perdeu as eleições porque a maior parte do voto popular foi em estados em que o voto vale proporcionalmente menos quando convertido em números, no colégio eleitoral. Mas isso é assunto para outro dia.

No Brasil também a dita democracia e a república foram proclamadas em uma profunda desigualdade social. É impossível falar de democracia onde uma pequena minoria detém praticamente toda riqueza e fazem das eleições um verdadeiro o mercado, onde quem tem mais dinheiro vende o seu peixe. É como se os mais bem dotados de qualidades fossem eleitos, mas não é assim. Quem determina a é a ditadura do dinheiro, quem tem mais aparece mais, contratam marqueteiros manipulam os meios de comunicação de massas e todas as mídias sociais, sem falar é claro na comprar direta de votos através de contratação de cabos eleitorais e de promessas de emprego onde existe todo tipo de falcatruas. Enfim, não saímos muito daquele sistema grego onde só os homens livres e iguais acima de quarenta anos podiam debater e decidir na praça. Com as revoluções burguesas no século dezoito e dezenove e com o Estado tornou-se o comitê, ou seja, o Estado o tornou-se comitê executivo dos negócios comuns da burguesia, como dizia Karl Marx, o Estado portanto tem dono, que são os mesmos donos dos meios de produção, os capitalistas.

Agora que nós estamos diante da maior crise da história do capitalismo, que é uma crise terminal. Os governos, ou seja, com dinheiro do Estado transferem trilhões de dólares nas contas dos grandes monopólios dos banqueiros para salvarem as suas taxas de lucro, enquanto a maioria da população vai caindo na miséria. Portanto o Estado tem dono, são os grandes capitalistas. A democracia quem se apresenta como um sistema de liberdade de igualdade é na verdade uma ditadura de uma minoria da minoria sobre a grande maioria da população que pertence à classe trabalhadora. Para os trabalhadores não existem democracia, não existe democracia, existe a ditadura, o peso do cassetete, existe a ditadura das fábricas, dos locais de trabalho, onde a hierarquia é a que impera. Portanto, vivemos em uma farsa e muitos repetem dia e noite, do mamano ao caducando vivemos em um sistema democrático.

Levante ! Organize-se! Lute!
A hora de Lutar é Agora!

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria