BREXIT E AS ILHAS MALVINAS

BREXIT E AS ILHAS MALVINAS

A saída da Inglaterra da União Europeia (EU) o conhecido BREXIT, começa a repercutir com força e chegou até as Ilhas Malvinas (para os ingleses “Falklands”), que foram motivo da guerra entre a Argentina e Inglaterra em 1982, quando morreram 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas.

O principal produto de exportação das ilhas, a lula Loligo, vai sofrer taxação dos outros países europeus que são os principais consumidores. Os alimentos produzidos por territórios ingleses ultramarinos terão imposto entre 6 e 18%. 

Essa taxação é mais que suficiente para deixar os pescadores em maus lençóis, pode ser um recuo na principal atividade econômica das ilhas. Mais ainda, tem a taxação de 42% sobre as ovelhas que são criadas ali e vendidas para a Europa, aí a atividade econômica fica completamente inviável, mesmo porque vender ovelhas para a própria Inglaterra entraria em competição com os criadores escoceses e galeses. O terceiro setor de receitas para as ilhas é de turismo que está completamente paralisado devido ao Coronavírus.

O governo local das Ilhas, que está sob a tutela inglesa, pensa em negociar com a Espanha sobre a exportação de lula já que o produto é processado naquele país, mas existem diversas dificuldades para isso já que a Espanha poderia criar atritos com demais membros da UE.

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria