A 25 anos do massacre de Eldorado do Carajás

A 25 anos do massacre de Eldorado do Carajás

No dia 17 de abril de 1996, a Polícia Militar do Pará assassinou 19 sem terras, quando 2.000 camponeses dirigidos pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) participavam de uma grande marcha pela Rodovia BR-155, rumo a Belém, com o objetivo de exigir a desapropriação de áreas localizadas no sudeste do estado.

O que começou como uma repressão “tradicional” com balas de borracha, rapidamente escalou para o uso de chumbo e assassinatos a queima roupa.

O brutal assassinato aconteceu a mando dos latifundiários que estavam aumentando a grilagem de terras públicas num processo de devastação histórico.

A indignação geral foi canalizada pela via institucional. FHC criou o Ministério Extraordinário da Política Fundiária e à distribuição de terras que no fundamental eram improdutivas.

Entre 1996 e 2010, foram assentados sem terras em quase 7.800 assentamentos de reforma agrária em aproximadamente 35 milhões de hectares.

Essa política começou a decair no segundo governo Lula por causa da priorização do chamado “agronegócio” e foi paralisa por completo por Dilma Rousseff.

A direção do MST abandonou a luta contra o latifúndio e o “agronegócio” e, no melhor dos casos, alguns setores, promoveram assentamentos em pequenas propriedades enquanto a direção principal cuida dos próprios negócios.

A luta pela revolução agrária é um dos eixos da libertação do Brasil

A luta nos países atrasados deve ter como eixos a reforma agrária e na luta contra o imperialismo.

Com o intuito de fortalecer a luta contra o regime burguês brasileiro e a exploração imposta pelo imperialismo, Gazeta Revolucionária apoia todos os movimentos e a luta revolucionária contra o regime.

A luta no campo passa pelo fim do latifúndio e do chamado “agronegócio”, e pela revolução agrária, em cima das seguintes bandeiras de luta centrais:

  1. Expropriação de todos os latifúndios e do “agronegócio”;
  2. Confiscação das propriedades das igrejas, que excedam o mínimo necessário para o funcionamento; 
  3. Estatização da terra;
  4. Constituição de comitês de camponeses e trabalhadores rurais, quilombolas e indígenas; 
  5. Criação de empresas agrícolas estatais sob o controle de conselhos de trabalhadores do campo. Essas empresas serão criadas a partir da expropriação do “agronegócio” e a partir da estatização voluntária das cooperativas; 
  6. Amplo programa de terras públicas para quem nela trabalha;
    1. Incentivo à consolidação das propriedades individuais em cooperativas, que deve ser voluntária em cima dos benefícios provenientes a partir do trabalho coletivo;
    2. Amplo programa de créditos públicos e apoio tecnológico e logístico, priorizando as propriedades coletivas;
  7. Abolição das grandes propriedades latifundiárias;
    1. Proibição de propriedades fundiárias individuais maiores que 10 hectares nas regiões Sul e Sudeste;
    2. Proibição de propriedades fundiárias individuais maiores que  de 30 hectares nas regiões Norte, Nordeste e CentroOeste; 
  8. Indenização dos camponeses e trabalhadores agrícolas que tenham sido subtraídos das suas propriedades; 
  9. Criação de um fundo especial, a partir dos recursos expropriados para um programa de desenvolvimento no campo;
  10. Priorização da aliança de todos os trabalhadores brasileiros, latino-americanos e do mundo na luta contra os inimigos locais comuns e o imperialismo.

Levante ! Organize-se! Lute!
A hora de Lutar é Agora!

Clique acima para saber sobre as nossas reivindicações!

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria