Os Estados Unidos, em abril de 1917, entraram diretamente na Iª Guerra Mundial (1914-18) – guerra imperialista pelo controle do mercado mundial -, sob a alegação de que seus navios mercantes haviam sido atacados por submarinos alemães.

Woodrow Wilson apresenta: 14 pontos para o fim da Iª Guerra e controlar o mundo (8 de janeiro de 1918)

O “discurso de paz” de Wilson, em 8 de janeiro de 1918, apesar das suas palavras, não tinha nada de moral ou altruísta.

Woodrow Wilson

Os Estados Unidos vinham lucrando muito com a guerra que tinha como palco central a Europa e poderiam lucrar ainda mais se ela não se estendesse por demasiado tempo. E ainda, era necessário uma resposta à proposta de paz decretada por Lênin em novembro de 1917, que logo após a Revolução deu no Tratado de Brest-Litovski entre a Rússia e as Potências Centrais (Império AlemãoImpério Austro-HúngaroBulgária e Império Otomano), em, 3 de março de 1918. Os Bolcheviques sim abriram mão de praticamente tudo para salvar a revolução em seu território e na esperança em que ela acontecesse no resto da Europa.

Os Estados Unidos queriam controlar o comércio com a Europa, entrando em condições muito vantajosas já que seu território não fora atingido, e tirar da Inglaterra a hegemonia nos mares. Até mesmo na criação da Liga das Nações, que antecedeu a ONU, os Estados Unidos teriam hegemonia sobre seus aliados, o que formalmente não aconteceu porque o Congresso dos EUA votou contra.

O projeto “paz e amor” de Wilson deu lugar ao Tratado de Versalhes que impôs pesadas penas aos países perdedores, principalmente à Alemanha. Na superestrutura estava plantada a sementinha do nazismo e a crise econômica dos anos seguintes levaria a uma nova guerra de proporções muito maiores.

A pax norte-americana continua valendo até hoje. Mas conforme a crise capitalista avança, o imperialismo busca mante-la por meio de ditadura pinochetistas, o fascismo e a guerra.

O papel dos verdadeiros revolucionários e anti-imperialistas passa justamente por enfrentar o novo massacre colocado aos povos.

Veja os 14 pontos que o Presidente Woodrow Wilson apresentou:

1.º Pactos abertos (acordos) de paz a serem alcançados abertamente, sem acordos secretos;

2.º Livre navegação absoluta, além das águas territoriais, tanto na guerra como na paz, exceto quanto a liberdade de navegação fosse cessada, em parte ou no seu todo, por execução de pactos internacionais;

3.º Remoção de todas as barreiras económicas e estabelecimento de igualdade de condições de comércio entre todas as nações consentâneas à paz e à sua manutenção;

4.º Redução das armas nacionais ao mínimo necessário à segurança interna;

5.º Ajustes livres imparciais e abertos às reivindicações das colónias;

6.º Evacuação das tropas alemãs da Rússia, e respeito pela independência da Rússia;

7.º Evacuação das tropas alemãs da Bélgica;

8.º Evacuação das tropas alemãs da França, inclusive da contestada região da Alsácia-Lorena;

9.º Reajuste das fronteiras italianas dentro de linhas nacionais claramente reconhecíveis;

10.º Autogoverno limitado para o povo austro-húngaro;

11.º Evacuação das tropas alemãs dos Balcãs e independência para o povo balcânico;

12.º Independência para a Turquia e autogoverno limitado para as outras nacionalidades até então vivendo sob o Império Otomano;

13.º Independência para a Polônia;

14.º Formação de uma associação geral de nações, sob pactos específicos com o propósito de fornecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial, tanto para os Estados grandes como para os pequenos.

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria