Teoria e Prática marxista

1.Formulação marxista da política

  1. A primeira questão considerada na formulação da política de Gazeta Revolucionária é a definição precisa da etapa em que se encontra a luta de classes numa determinada localidade, visando definir a correlação de forças entre as classes sociais e os setores das classes em luta.
  2. Gazeta Revolucionária se vale do método marxista, do Materialismo Histórico, considerando a luta entre as várias classes sociais e as frações das classes, considerando como componente da dialética a lei do desenvolvimento desigual e combinado.
  3. Em cima da análise o partido faz uma caraterização, por meio da qual é definida a fase da situação política como contrarrevolucionária, não revolucionária, pré-revolucionária ou revolucionária.
  4. A análise marxista da realidade é a mais exata possível e objetivamente verificável. Ela é estrutural porque é feita a partir das condições econômicas, sociais e políticas sempre nas suas relações e nas relações entre as classes sociais, na dinâmica da luta de classes. Busca identificar as tendências revolucionárias e contrarrevolucionárias.
  5. As tarefas políticas derivadas da análise têm como objetivo orientar os militantes para armá-los em relação aos eixos principais da atuação, a saber a mobilização das massas e a construção do partido operário revolucionário.
  6. A política de Gazeta Revolucionária tem como objetivo atingir todo o movimento de massas, mas reflete os interesses da classe operária como a classes social que tem como tarefa dirigir a revolução socialista contra o capitalismo. A sua atividade está centrada no movimento de massas e não na vanguarda.
  7. Os balanços históricos somente são válidos desde que tenham como objetivo suportar as resoluções políticas práticas. É necessário analisar as realidades e descobrir as tendências revolucionárias e contrarrevolucionárias, assim como as interações entre elas.
    Em cima da caraterização do período é elaborada a política do partido para as massas com o objetivo de impulsionar a luta por meio de palavras de ordem (que são definidas pelas necessidades e pela consciência das massas) mobilizadoras, que fortaleçam as tendências revolucionárias e derrotem as tendências contrarrevolucionárias.

2. Eixos do Materialismo Dialético (MD) e Materialismo Histórico (MH)

2.1. Luta de contrários

Familia Rockefeller
  • Os fenômenos são objetivos (independentes do que nós achamos ou gostamos);
  • Devemos avaliar principalmente as transições (do ser ao não ser e vice-versa) que se desenvolvem a partir do movimento interno da Luta de contrários;
  • A luta de contrários implica na negação (num fenômeno contraditório externo) da negação (do fenômeno contraditório interno) e na mudança qualitativa a partir do acúmulo das mudanças quantitativas;
  • O desenvolvimento acontece em espiral, com o aparente retorno do velho;
  • O desenvolvimento desigual e combinado.

2.2. A obtenção do conhecimento

2.2.1 Lei da totalidade

  • As relações e interações entre a forma e o conteúdo são integradas; um não existe sem o outro;
  • A aparência e a essência são componentes dos fenômenos;
  • As categorias são momentos do conhecimento que refletem a realidade que é muito complexa e está em movimento. Também há determinações (qualificações das categorias), leis, abstrações, conceitos;
  • Devemos buscar o conhecimento do concreto ao abstrato, do relativo ao absoluto, do finito ao infinito, do singular ao universal, do imediato ao mediato,
  • Um revela o outro, um contém o outro,
  • Da análise devemos passar à síntese, focando as transições de uma para a outra,
  • As nossas análises devem contemplar as interrelações dos fenômenos que compõem a totalidade, numa aproximação constante e infinita à verdade.

2.3 Teoria e prática

2.3.1 União da teoria e da prática

  • Sempre devemos superar o que criticamos;
  • Liberdade é o conhecimento da necessidade (e atuação conforme).
  • Os componentes da teoria expressam leis, fenômenos, categorias e determinações, como a síntese da análise dos acontecimentos.
  • Somente guiados por uma teoria de vanguarda poderemos desempenhar o papel de combatente de vanguarda. A relação entre a teoria e a prática é dialética. Sem teoria revolucionária não há prática revolucionária, mas sem prática revolucionária também não há teoria revolucionária.
    E ainda mais: o marxismo não é um dogma, mas um guia para a ação.
    Estes conceitos básicos implicam em que o profundo conhecimento do marxismo é uma tarefa fundamental, mas ela deve ser encarada junto com a formulação do programa político que deve ser colocado em prática no movimento de massas.

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria