Deslindar os campos: quem luta de verdade e quem é traidor

Deslindar os campos: quem luta de verdade e quem é traidor

Conforme a crise capitalista avança, os ataques do grande capital avançam. A América Latina, o quintal traseiro do imperialismo norte-americano, começou a arder em chamas. A explosão do “queridinho” do imperialismo, o Chile, tende a tornar-se a norma. Os próximos grandes candidatos “naturais” são a Argentina e o Brasil.

Neste momento, é urgente deslindar os campos. Agrupar quem quer realmente lutar para enfrentar o imperialismo e seus agentes locais.

Os acontecimentos no Equador, no Haiti, no Iraque, no Líbano, nos Estados Unidos, na Europa e, principalmente agora, no Chile, demonstram que o sistema capitalista mundial enfrenta focos de incêndio em todo o mundo. E tendem a se tornar cada vez mais frequentes, conforme a crise escala rumo ao maior colapso capitalista da história.

O levante popular no Chile não é um episódio menor. O Chile é o modelo econômico do imperialismo para o Brasil e toda a América Latina. E explodiu pelos ares.

O aprofundamento da crise capitalista mundial coloca a necessidade para o imperialismo em apertar cada vez mais os regimes políticos para controlar as massas. E essa tática passa pela conhecida política de “decapitar” os movimentos sociais, atacando, prendendo, desaparecendo e assassinando suas lideranças.

Os verdadeiros lutadores sociais contra o imperialismo têm o dever de cerrar fileiras em torno da luta efetiva contra os brutais ataques do grande capital. Isso deve acontecer independentemente de outras divergências. É preciso colocar em pé uma Frente Única Revolucionária (FUR) para lutar efetivamente contra o imperialismo e contra os governos capachos dos Estados nacionais para fazer avançar a luta operária revolucionária em todo o continente Latino-americano. Essa luta no Brasil passa pela denuncia do fechamento do regime que acontece com a cumplicidade da esquerda integrada ao regime que, além de não mobilizar os trabalhadores, apoia leis muito reacionárias que estão passando no Congresso.

Da mesma maneira, e em paralelo, quem luta pela justiça social para a classe operária tem o dever histórico de seguir o programa revolucionário e de construir partidos operários revolucionários de massas nos diferentes países e avançar na construção de uma direção internacional revolucionária.

No Brasil, a ala direita do PT, o grupo “Mensagem ao Partido” (PT jurídico), tenta desesperadamente controlar o PT e as organizações de massas como condição para se tornar o novo MDB tolerado pela verdadeira ditadura militar que tomou conta do Brasil e que está promovendo um endurecimento do regime de maneira assustadora.

Neste momento, urge se posicionar claramente. Quem for a favor de lutar efetivamente contra a brutalidade dos ataques do imperialismo deve lutar seriamente. Deve buscar se agrupar sob a única condição de enfrentar o imperialismo e seus agentes.

Os discípulos da “esquerda” pinochetista

No Brasil, o golpe avança a passos largos. Existe hoje uma brutal ditadura militar que já foi colocada em pé. O regime ainda está se fechando cada vez mais com o objetivo de conter o inevitável ascenso de massas colocado para o próximo período. Nada muito diferente do que aconteceu no Equador, no Haiti, no Líbano e, mais concretamente, no Chile, o “queridinho” do imperialismo na América Latina. A toda ação sempre corresponde uma reação. Temos hoje a escalada dos ataques promovida pelo grande capital em crise, rumo ao maior colapso capitalista da história, e o prenúncio de um grande levante de massas, que a burguesia imperialista tenta conter por meio do fascismo e golpes militares sangrentos.

A “esquerda” brasileira integrada ao golpismo é discípula da “esquerda” pinochetista chilena, que governou o Chile durante cinco períodos com a Constituição imposta pelo sangrento general Augusto Pinochet em 1980, achando que tudo estava absolutamente normal. A paralisia no Brasil tem essa integração ultra traidora na base.

Além da esquerda parlamentar, a burocracia parlamentar está “no esquema”, sofrendo da mesma chantagem: se organizar qualquer luta, além de poder ser ultrapassada pelos ativistas classistas e revolucionários, será presa pela Operação Lava Jato. Não por acaso, em relação aos Correios, 69 parlamentares da Frente Parlamentar em “Defesa” dos Correios assinaram a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 149/2019 que quebra o monopólio postal dos Correios, pré-requisito para a privatização! A frente dos prefeitos é ainda mais calhorda já que, após o PLP (Projeto de Lei Complementar) 257, que foi aprovado em setembro de 2016, enquanto a “esquerda” estava embriagada com as eleições municipais, e a PEC 55/2016, a famigerada Lei do Teto, impôs tais ataques às contas públicas que converteram os prefeitos em defensores de todos os tipos de privatizações. Inclusive, defendem com unhas e dentes a cessão onerosa do pré-sal, que entrega o filet mignon do nosso petróleo, e a securitização de créditos públicos, que serão entregues à especulação financeira por taxas especulativas que no caso do “piloto” da PBH Ativos alcançou juros de 20%. 

Um exemplo que não deve ser imitado

A Direção do PCO (Partido da Causa Operária) voltou a se embrenhar numa campanha de calúnias e difamações contra Alejandro Acosta, dirigente de Unidade Operária, que publica o Jornal Gazeta Revolucionária, embora que, desta vez, de maneira mais dissimulada.

Debater as discordâncias é um aspecto positivo da construção política até para poder superar a pasmaceira mórbida em que se encontra a esquerda mundial. Mas não é esse o debate da direção do PCO, que, na verdade, tem fugido do debate político como o diabo foge da cruz.

Apesar da campanha do PCO, nós nos solidarizamos, embora que com ressalvas, com o aparente esforço do PCO para impulsionar alguma mobilização para conseguir a liberdade do ex presidente Lula da Silva pela pressão das massas. Mas vamos deixar claro que encampar essa política sem denunciar energicamente quem a está sabotando por dentro representa, na prática, a sabotagem dessa luta. O próprio ato impulsionado pelo PCO em Curitiba, no dia 27.10.2019, contou com financiamento da ala direita do PT, o Grupo Mensagem ao Partido ou PT Jurídico, que é dirigida por Paulo Pimenta, José Eduardo Cardoso, Wadih Damous, Fernando Haddad, Aloysio Mercadante, Tarso Genro e outros conhecidos traidores dos interesses dos trabalhadores. Unidade sim, mas para lutar efetivamente e sem firulas!

O PCO mantém publicada em seu site uma nota de Miguel do Rosário, do site  O Cafezinho, onde é dito “minha mais absoluta solidariedade para com os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous, sordidamente atacados por um blog que se revelou irresponsável, truculento e desonesto.” “eu sei que Romulus [Maya, coordenador do Duplo Expresso] é uma pessoa desequilibrada, vingativa e, sim, perigosa.” “Repare que ele faz a mesma coisa com Paulo Pimenta. Publica mensagens pessoais de Pimenta a ele. Ou seja, usa a confiança que ganhou de um deputado, para traí-lo!” ”Romulus Maya é, de fato, um novo Cabo Anselmo, não guiado por “organizações secretas”, mas por vaidade e impulsos psicóticos.

https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2018/03/07/minha-opiniao-sobre-o-caso-duplo-expresso/#.XbLwyiV7nOQ Minha Opinião sobre o caso Duplo Expresso (7.3.2018)

A matéria foi produzida a partir de uma campanha impulsionada pela ala direita do PT, após as sérias denúncias realizadas por Romulus Maia que evidenciaram as relações incestuosas entre essa ala direita do PT e os setores mais golpistas do governo, inclusive com a Operação Lava Jato e com o próprio juiz Sergio Moro, num esforço para converter-se no novo MDB consentido da brutal ditadura militar que está sendo imposta sobre o Brasil. Ela está publicada em vários blogues com o evidente propósito de criar uma cortina de fumaça e silenciar as denuncias. Apesar de diversos pedidos feitos ao PCO para que a citada matéria fosse retirada, ela continua lá, sem qualquer direito de resposta.

A cada vez que uma nova traição da cúpula que passou a controlar o PT é denunciada pelo DE, a direção do PCO impulsiona um vídeo do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=0MHEmsg2ACk Blog “Duplo Expresso” ataca o PCO em defesa do general Villa Boas e show de bobagens (4.3. 2018). Romulus Maia reconheceu publicamente o erro de ter achado que o general Eduardo Villas Bôas seria um nacionalista, o que, apesar de grave, não deixa de ser um mérito também razoável considerando a falta absoluta de qualquer tipo de autocrítica da “esquerda” integrada ao regime.

Outra “coincidência” é que o PCO até agora não tem falado nada sobre a série de projetos de lei que tem passado no Congresso, com a cumplicidade da esquerda, e que fecham o regime, provavelmente, de maneira ainda mais assustadora do que havia na época mais dura da Ditadura Militar. Aqui a Direção do PCO teria uma excelente oportunidade de fortalecer efetivamente a luta contra o golpe, o que obviamente terá um preço, pois implicará na necessidade de denunciar a integração da ala direita do PT, que está controlando o Partido de conjunto, ao regime golpista.

O que a “esquerda” golpista e seus satélites silenciam

O rompimento de Romulus Maia com o Deputado Paulo Pimenta e seus amigos aconteceu a partir da revelação de um documento, revelado por Rodrigo Tacla Duran, o ex advogado da Odebrecht. Há informações em várias postagens, por exemplo aqui https://duploexpresso.com/?p=107208 Lava Jato rompe “pactos secretos” e prepara grande armação. Para cima de quem? (22.8.2019)

O documento demonstrava a falsificação dos dados das chamadas “operações não estruturadas” da Odebrecht para direcionar essas delações premiadas ao bel prazer da entrega do Brasil ao imperialismo. Até a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, em estranho acidente, ficou muito mais clara com essa revelação. A própria Operação Lava Jato ficou muito exposta. Mas o que mais chamou a atenção foi o desespero do Grupo “Mensagem ao Partido” (PT jurídico) para silenciar esse documento. Teria até mesmo encampado uma campanha no Congresso para desqualificar o documento e apresentar no seu lugar uma versão falsificada.

Um mérito importante do DE foi ter evidenciado o que denominou “Patriot Act Tabajara”, uma série de Projetos de Lei, além de decretos, ultrarreacionários, que colocam o Brasil numa situação de completo vale tudo, provavelmente ainda pior que o arcabouço jurídico da época mais dura da Ditadura Militar, sob o comando do general Garrastazu Médici. Esses Projetos de Lei estão passando nas comissões do Congresso Nacional com a cumplicidade de todos os partidos de esquerda, que conforme as revelações do Deputado Federal Glauber Braga (PSOL/RJ) se encontram sob chantagem do governo Bolsonaro e dos militares: quem ousar enfrentar a entrega do Brasil e os brutais ataques contra a população será perseguido e provavelmente preso.

Além disso, há um verdadeiro arsenal de denúncias em relação a detalhes da evolução do golpe com a cumplicidade da “esquerda”, já desde 2017. Dentre outros, há o caso de Rodrigo Tacla Duran, que tem sido perseguido, mas nunca foi ouvido pela Operação Lava Jato por causa de várias informações explosivas que dispõe. Também há os documentos existentes na Suíça sobre a manipulação das delações da Odebrecht.

Há a viagem de Dilma Roussef e Glesi Hoffman, a atual presidente do PT, à Rússia, quando estavam para ser tornadas públicas as revelações do The Intercept, que foi denunciada como a tentativa de inventar um suposto hacker russo, no contexto da campanha do imperialismo contra o bloco encabeçado por China e Rússia.

Há a denúncia, realizada por um primo de Paulo Pimenta, pública na Internet, sobre que o Deputado é dono de postos de gasolina e até arrozeiras, na chamada Tríplice Fronteira (Paraguai, Brasil, Argentina), que seriam utilizados para lavagem de dinheiro. Isso nunca foi investigado pela Operação Lava Jato, assim como também não o foram as campanhas milionárias desses elementos nas eleições.

Há as revelações do Deputado Glauber Braga (Psol/RJ) sobre que os deputados estariam sendo chantageados para silenciarem a entrega do Brasil e não organizarem nenhuma luta, sob o risco de serem presos.

Há a “coincidência” dos “sortudos” da liderança do PT na Câmara, controlada pelo próprio Deputado Paulo Pimenta, que ganhou mais de R$ 120 milhões na Mega Sena acumulada, dinheiro “quentinho” para ser usado, muito convenientemente, para controlar a Direção do PT no Congresso que será realizado em novembro deste ano.

Há o caso do Deputado Federal Barba, ligado a Lula, que foi levado a um prostíbulo em conluio entre a ala direita do PT e a direita, para chantageá-lo em relação à votação à presidência do PT. Há o caso de Paulo Pimenta ter sido eleito presidente do PT no Rio Grande do Sul por aclamação.

Há várias outras denúncias importantes que também têm sido silenciadas pela “esquerda” golpista e seus satélites.

Diga com quem tu andas e te direi quem és

A direção do PCO estava tentando se aproximar da burocracia do PT havia vários anos. Essa movimentação vinha acontecendo de maneira dissimulada e ficou escancarada a partir de 2015, quando ficou patente que o partido iria perder o fundo partidário. A primeira grande inflexão nesse sentido aconteceu durante a greve dos professores de São Paulo de 2015, quando se colocou a reboque da política da burocracia da Apeoesp, liderada por Isabel Noronha (vulgo Bebel) há décadas e que tinha por trás um conchavo com Geraldo Alckmin (PSDB-SP), então governador de São Paulo, para impor um duro ataque aos professores alguns meses mais tarde com a chamada “reorganização escolar”.

No Congresso da CUT de 2015 o PCO se colocou de vez a serviço da burocracia sindical cutista. As críticas sumiram e até seu site da Internet desapareceu, obviamente para evitar matérias anteriores “constrangedoras”. O oportunismo, como norma, representa um caminho sem volta. A direção do PCO foi avançando posteriormente na direção de um oportunismo cada vez mais aberto. Entrou de cabeça na campanha em defesa do governo Dilma contra os golpistas, mas silenciou por completo aos ataques que o segundo governo Dilma estava aplicando contra os trabalhadores e a população brasileira. Depois, entrou na campanha pelo “Volta Dilma” de maneira ainda mais oportunista.

Nessa época, Alejandro Acosta e um grupo de militantes e ex-militantes do PCO vieram a público denunciando essas posições abertamente oportunistas, dada a gravidade da política adotada.

https://alejandroacosta1917.wordpress.com/2016/04/20/nota-publica-de-rompimento-com-o-partido-da-causa-operaria-pco/ Nota Pública de Rompimento com o Partido da Causa Operária (PCO) (20.4.2016)

A base material das “divergências”

O primeiro fator que deve ser avaliado por trás das “divergências” ou até das “convergências” políticas se relaciona com os fatores materiais. Como o tem repetido o conhecido jornalista Pepe Escobar: “siga a trilha do dinheiro”.

Trilha 1: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e derivados e do Frio no Estado de São Paulo. Abaixo segue link para a matéria escrita por um ex-militante do PCO, que pertenceu ao primeiro escalão do Partido durante duas décadas e meia, denunciando irregularidades:

http://www.lutapelosocialismo.org.br/461/pco-um-grupo-de-impostores-politicos PCO: Um grupo de impostores políticos (9.10.2017);

Trilha 2: Fundo partidário. Quando se estabilizou? Como foi usado e como foi resgatado, dado o ultraburocratismo estatal de quem o controlava?;

Trilha 3: Outros organismos sindicais. Como por exemplo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores da ECT), no período em que foi dirigida pelo PCO;

Trilha 4: Relações não estruturadas com a burocracia da Apeoesp e da Direção da CUT;

Trilha 5: Relações não estruturadas com a ala direita do PT, a ala “Mensagem ao Partido” (PT Jurídico), que busca transformar o PT no novo MDB da atual ditadura policial-militar que já está evidente no Brasil e que avança, a cada dia, na direção de um regime digno de fazer inveja ao próprio Adolf Hitler.

Por que o PT Jurídico iria pagar 13 ônibus para o ato, promovido pelo PCO, em prol da liberdade de Lula de 27/10/2019? Ainda mais considerando que o PT Jurídico é a favor de manter Lula preso para controlar integralmente o Partido e submetê-lo como uma engrenagem integral do golpe? Isso não cheira mal?

Vale a pena relembrar

As divergências com a Direção do PCO foram se agudizado em 2015. Alejandro Acosta tinha começado a elaborar um documento onde expunha as razões de seu afastamento no ano anterior, principalmente relacionado com os métodos ultra burocráticos e de camarilha existentes na direção do Partido. A última versão, ainda em formato rascunho, desse documento, intitulado Avaliação do PCO (Partido da Causa Operária), de 10.1.2016, que vazou e ficou publicado na Internet durante aproximadamente três anos.

Clique na imagem e veja o analise do PCO feito por um de seu ex-dirigente

Essas denúncias levaram a direção do PCO a publicar algumas matérias contra Alejandro Acosta e a se negar a debater publicamente as questões levantadas para esclarecer as calúnias feitas contra este de que seria um agente da polícia e outras sacanagens similares.

https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2016/04/03/nota-de-esclarecimento-sobre-o-caso-alejandro-acosta/#.XbMOBiV7nOQ Nota de esclarecimento sobre o caso Alejandro Acosta (3.4.2016)

https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2016/04/11/pco-publicacarta-explicando-a-campanha-de-calunia-de-ex-militante/#.XbBQGyV7nOQ PCO publica carta explicando campanha de calúnia de ex-militante

Alejandro Acosta respondeu esclarecendo as razões políticas do rompimento com a direção do PCO. https://alejandroacosta1917.wordpress.com/2016/04/09/por-que-sai-do-pco-alejandro-acosta/ Por que saí do PCO? (9.4.2016)

No lugar de um debate público e aberto, a direção do PCO se dedicou a uma agressiva campanha de bullying contra os militantes que concordaram com as posições levantadas por Alejandro Acosta. E ainda, ao invés de debates públicos, fazia debates em perfis de terceiros no Facebook, com tentativas de desmoralização e até com direito a ameaças de morte. Isto foi denunciado:

https://alejandroacosta1917.wordpress.com/2016/04/12/nota-publica-sobrea-integridade-fisica-de-alejandro-acosta/ Nota Pública sobre a integridade física de Alejandro Acosta (12.4.2016)

E Florisvaldo Lopes escreveu:

Clique na imagem e veja a matéria O PCO tentando se aproveitar a luta da população de Vargem Grande.

Levante ! Organize-se! Lute!
A hora de Lutar é Agora!

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria