A economia brasileira está bem ou rumo ao precipício?
O Brasil voltou à época da Colônia, endividado até o tutano e dependente de meia dúzia de matérias primas que são exploradas de maneira hiper depredadora e a serviço da especulação financeira.

A economia brasileira está bem ou rumo ao precipício?

A grande imprensa burguesa proclama que a economia brasileira estaria supostamente se recuperando.

“O crescimento de 7,7% entre um trimestre e outro é o maior já registrado desde o início do levantamento, em 1996.”

“A indústria foi o destaque no trimestre, com crescimento de 14,8%.”

“Crescimento de 7,7% no terceiro trimestre deixou o País atrás de economias como Polônia, Filipinas e Ucrânia”

Até chegam a divulgar gráficos que aparentemente mostram uma acelerada recuperação da crise. Como este:

Qual é a realidade do próprio IBGE?

De acordo com o informe de 3.12.2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), “O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,7% no terceiro trimestre de 2020 (comparado ao segundo trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal.

Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 3,9%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, houve queda de 3,4% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.”

Esses cálculos estão realizados em reais o que desconsidera a desvalorização em relação ao dólar (quase 40%), que tem forte impacto sobre o Brasil por causa da integração e dependência do Mercado mundial.

“No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2020, o PIB caiu 5,0% em relação a igual período de 2019. Nesta comparação, a Agropecuária cresceu 2,4%, enquanto a Indústria (-5,1%) e os Serviços (-5,3%) registraram queda.”

O Brasil voltou à época da Colônia, endividado até o tutano e dependente de meia dúzia de matérias primas que são exploradas de maneira hiper depredadora e a serviço da especulação financeira.

Ainda há problemas muito graves, como o desemprego desenfreado, a disparada dos custos de vida, o aperto do endividamento generalizado e principalmente o acelerado caminho a um novo colapso capitalista mundial, onde o Brasil deverá estar na linha de frente … rumo ao precipício.

Os grandes capitalistas buscam a “saída” em conflitos militares e é por esse motivo que apertam a América Latina em primeiro, como um dos principais focos de explosões sociais; eles precisam pacificar seu quintal traseiro. Para isso, ainda se valem da “esquerda” oficial, que está hiper domesticada e que hoje atua em conjunto com o Governo Bolsonaro para conter as lutas.

O papel é secundário, basicamente centrado em legalizar a “vitória” sempre “arrasadora” da direita. A verdadeira aposta é nas baionetas ao melhor estilo pinochetista.

Os revolucionários e os verdadeiros anti-imperialistas precisam se agrupar, aumentar a propaganda sobre o massacre que está sendo imposto pelos abutres capitalistas e preparar-se para organizar a luta das massas que já está acontecendo em vários países.

A HORA DE LUTAR É AGORA

🕶 Fique por dentro!

Deixe o trabalho difícil para nós. Registe-se para receber as nossas últimas notícias directamente na sua caixa de correio.

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.

Artigos Relacionado

Deixe um comentário

Queremos convidá-lo a participar do nosso canal no Telegram

¿Sin tiempo para leer?

Ouça o podcast da

Gazeta Revolucionaria